Páginas
▼
quinta-feira, 22 de agosto de 2013
Terras Que Não Estão no Mapa
No intervalo entre duas etapas do trabalho com o próximo livro - acabei de reescrevê-lo, aguardo a leitura crítica para os retoques finais - meu trabalho principal vem sendo uma novela protagonizada por Thorold, o pai da Freydis e atualmente conselheiro da cidade de Vrindavahn.
Quem leu o primeiro livro da série deve se lembrar de que Thorold não é natural da cidade, nem mesmo das Terras Férteis. Anna - que até agora não viajou muito, mas leu dezenas de livros ilustrados - diz que ele parece "um bárbaro das Terras Geladas". A novela que escrevo agora vai mostrar que é quase isso, e também mostrar os costumes da gente naquele lugar, que o nome já entrega como sendo baseado no universo dos vikings; mas, se você for olhar no mapa... Caramba. Onde estão as Terras Geladas?
Pois é, Pessoas. Para grande frustração minha, as Terras Geladas não existiam claramente na minha cabeça quando desenhei o mapa. Digo frustração porque imagino que alguns leitores se darão ao trabalho de procurá-las, e eu queria que estivessem lá para facilitar o entendimento, mas não estão. Por outro lado, considero positivo o fato de o universo não estar completamente mapeado, pois isso significa que ele ainda se encontra em expansão - e, sendo assim, muitas histórias podem surgir quando e onde menos se espera.
Reforçando esse argumento, eu ia falar sobre outras terras que não aparecem no mapa de Athelgard, mas então me lembrei de que a história de sua criação foi explicada ao escritor A. Z. Cordenonsi e reproduzida num excelente artigo. Deixo aqui o link e o recomendo a quem quer que se interesse por cartografia fantástica.
Quanto às Terras Geladas, se isso interessar à minha dúzia e meia de leitores, não é difícil imaginar onde estão. Na porção noroeste do mapa, localizem o Cabo Svaltarr, passem bem longe de Pengell - onde estão os tiranos mais malvados de Athelgard - e subam, sempre pelo litoral, até a região do Bosque dos Sons. Lá vive uma tribo de elfos que vocês só conhecerão no Livro 3 e terminam os domínios dos Jarls como o tio de Thorold, Sigurd Barbagris.
Boa viagem!
Ilustrado com um mapa da antiga Islândia (e alguns supostos monstrinhos) em homenagem aos vikings deste mundo de cá.
Estou ansiosa para ler.
ResponderExcluirbeijos,
vania