sábado, 7 de junho de 2014

A Escola de Magia de Riverast




Riverast é a cidade que sedia a tradicional Escola de Magia, fundada por elfos brilhantes e que, desde a criação da Liga das Terras Férteis, aceita jovens magos humanos e meio-elfos. Também sedia uma Escola de Artes da Cura, ligada à de Magia mas com regras próprias, e ainda a administração do Templo, a religião humana do Deus Único, na região Sul de Athelgard. Assim, dentre as Onze Cidades, pode-se dizer que Riverast é a que se ocupa tanto das coisas da Mente quanto as da Alma, passando pelo equilíbrio do corpo físico.

A Escola de Magia não recebe aprendizes no início da senda. Estes, tradicionalmente, são orientados de forma individual por mestres mais experientes e progridem até o nível do Terceiro Círculo, quando recebem uma espada e uma tiara, sendo considerados, de fato, como magos. A partir daí, podem continuar avançando por conta (e risco) próprios ou ser admitidos entre os alunos da Escola, o que se faz mediante a recomendação dos mestres e uma série de testes muitas vezes insólitos. O que devem estudar não se restringe a temas diretamente ligados à Magia, mas àquilo que os tornará mais conscientes e equilibrados: Kieran de Scyllix, por exemplo, precisou servir chá à Arquimestra que o entrevistou na admissão e teve de estudar poesia e música a fim de chegar ao Quinto Círculo, quando voltou a sua terra natal.

A Ascensão no interior dos Círculos de Magia é individual também, variando muito de mago para mago. Os Círculos, até o ponto em que existem iniciações no mundo físico, são nove; depois existem outros só conhecidos pelos mestres que atingiram o Nono Grau, que atualmente são muito poucos (um deles é Camdell, que fundou a Escola de Artes Mágicas no Castelo das Águias, em Vrindavahn). A cada círculo aumentam as exigências, inclusive na vida pessoal dos magos, com restrição de atividades, alimentação, casamento e muitas outras.

Ao longo de sua trajetória, os magos podem continuar a receber instrução em Riverast ou, o que é muito mais comum - a não ser entre os que se tornam mestres na Escola de Magia - ficar até a iniciação no Quinto Círculo, quando partem para se estabelecer em outra localidade, retornando periodicamente para os testes de ascensão. Estudantes entre o Terceiro e o Quinto Círculo podem se alojar nas casas cedidas à Escola pelo Conselho de Riverast, assim convivendo com outros colegas, mas num regime diferente daquele em que vivem os aprendizes em Vrindavahn. Kieran, por exemplo, viveu numa casa chamada Três Chaminés. Os outros mestres do Castelo com passagem por Riverast são Camdell (que chegou a ser um mestre na Escola de Magia), Finn, Thalia e Sophia, que fez a maior parte do aprendizado na Escola de Artes da Cura.

Aqui começaremos a postar um conto sobre os aprendizes prestes a deixar o Castelo das Águias, alguns dos quais têm como objetivo prosseguir seus estudos em Riverast. Espero que vocês os acompanhem nesta jornada!

.....

A Escola está sediada num palácio élfico que lembra um pouco o Palais Idéal de Ferdinand Cheval.

O sistema de hospedagem dos estudantes foi inspirado nas repúblicas da Universidade de Ouro Preto - MG. Porque Athelgard também respira os ares do Brasil. :)

2 comentários:

  1. Que máximo, Ana!! Adorei!!!

    "O que devem estudar não se restringe a temas diretamente ligados à Magia, mas àquilo que os tornará mais conscientes e equilibrados" - ♥ ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora imagine o Kieran de 21 anos servindo chá para a elfa arquimaga. :)

      Excluir