sábado, 18 de abril de 2015

Zendak, o Xamã da Floresta dos Teixos


Pessoas Queridas,

Como o livro anunciado aqui não vai tardar, venho falar pra vocês de um personagem que aparece discretamente em "O Castelo das Águias", um pouco mais decisivamente em "A Ilha dos Ossos" e como um dos maiores protagonistas na vida da Anna de Bryke.

Estamos falando do xamã Zendak, primo de Kyara, a avó de Anna, que vive no alto da Árvore-Mãe da Floresta dos Teixos, conhece todas (ou quase) as Trilhas Secretas e tem o poder de se transformar em corvo. Aliás, Vira-Corvo é como o conhecem alguns dos mais ilustres moradores da Floresta, que eu espero apresentar a vocês no livro que vem por aí. E, como era de se esperar, ele pertence à Casa do Corvo, sendo bem provável que sua iniciação e aprendizado tenham incluído alguns passeios bem insólitos na companhia desse esperto Espírito-Guardião.

Zendak é bem mais jovem que sua prima Kyara, mas, ao regressar para junto da tribo com a neta Anna, ela o encontrou já adulto e investido na posição de xamã da tribo. Foi ele que deu a palavra final nas discussões quanto a permitir o estabelecimento de uma vila de seguidores de Odravas junto à floresta, e sempre se mostrou um grande amigo dos colonos. Por fim, casou-se com uma delas, a Mestra de Sagas Maryan, e ambos tiveram um papel crucial na infância e na educação de Anna, como fica claro desde os primeiros capítulos de "O Castelo das Águias". A necessidade de espaço próprio faz com que cada qual mantenha sua própria casa, mas a união é harmônica, baseada em uma profunda tolerância e cumplicidade. Eles são pais de uma menina, Lyris, e de um menino, Kelamon.

Embora esteja quase sempre na floresta, Zendak já fez algumas viagens, inclusive para o Castelo das Águias. Ele se encontra regularmente com outros xamãs, entre as quais a do Clã da Raposa Branca, que ajudou o jovem Thorold e sua tripulação em O Tesouro dos Mares Gelados. Relatos sobre essas reuniões, e também sobre a juventude de Zendak, estão nos planos desta autora para o futuro.

Zendak aparecerá bastante no livro que está por vir, e haverá uma ilustração dele, aposto que vocês vão gostar. A que ilustra este post foi feita pela querida e talentosa Carolina Mancini.

Comentem! Participem! Vamos aumentar o círculo!

6 comentários:

  1. Amei a foto. Ficou tão realista. Dá para ver um brilho nos olhos.

    Não preciso dizer que estou MEGA ansiosa esperando por este novo livro onde poderei absorver mais lições deste xamã né?

    A Anna foi uma privilegiada. Além de conquistar o Kieran teve a honra de conviver com o Zendak. Sortudaaaaaaaa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Khrys! É isso mesmo, a Anna é sortuda... mas ela merece, não acha?

      O livro logo vem e eu espero que você curta bastante. Muito obrigada pelo carinho!

      Excluir
  2. Que orgulho fazer parte desse universo. Obrigada pela oportunidade Ana. Sucesso sempre, mais e mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço, Carol. Seu trabalho abrilhantou estas páginas. Visite-me sempre, ficarei muito feliz!

      Excluir
  3. Adorei a imagem e o texto. Zendak é um dos personagens mais marcantes e profundos de toda Athelgard. Adoro as interações dele com Kieran no Ilha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai adorar então o que acontece no 3. E nem vou falar do Trilha, pois você já leu, não é? :) Obrigada por tudo, Julio!!

      Excluir