segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Padraig e o Culto aos Heróis


Considerados personagens lendários pelos Elfos Brilhantes, os deuses do Asgard e do Vanaheim são cultuados pelos Homens de Athelgard como Heróis dotados de poderes extraordinários, capazes de interferir nos acontecimentos terrenos e de interceder em sua causa.

Embora a crença no Deus Único, imaterial, tenha ganhado muita força nos últimos anos, ela não excluiu a devoção e os sacrifícios a esses Heróis, principalmente os mais próximos do povo: Frey, Senhor da Colheita, Freya, Senhora do Amor e do Casamento, Bragi, que protege os artistas e artesãos e Thonarr, o Senhor do Raio. Aegir Barba-de-Espuma é reverenciado pelos homens do mar e Thýrr, o Senhor da Guerra, pelos soldados em mercenários, sendo também o patrono da Ordem do Carvalho, cujos prestes recebem treinamento militar e acompanham os exércitos. Woden, o Senhor do Vento, é cultuado de forma mais esparsa pelos sábios e estudiosos, enquanto Loki – o preferido de Anna de Bryke – foi banido dos templos humanos por ser considerado um oponente dos demais Heróis. E, possivelmente, o único que poderia questionar os poderes do Deus Único.

Cada culto tem suas características, que se refletem nos ritos, cânticos, oferendas e templos. Thonarr, o mais simples e rústico dos Heróis, é homenageado em construções despojadas que às vezes se resumem a altares de pedra a céu aberto. Seus devotos se espelham no Herói como um modelo de força e generosidade, invocando-o nos momentos difíceis e muitas vezes tentando agir à sua semelhança (não é à toa que quase todos são pessoas impulsivas). Muitos carregam consigo uma réplica do martelo de Thonarr como forma de proteção.

Para Padraig de Vrindavahn, o martelo de Thonarr acabou se configurando numa arma mágica, e não à toa. Ele é um jovem muito especial: inteiramente humano, devoto do Deus Único e de um Herói e, ao mesmo tempo, um dos mais promissores aprendizes da Escola de Artes Mágicas. Atualmente no Segundo Círculo, recebe orientação especial de Camdell, uma vez que sua devoção – e as coisas que consegue realizar com ela – o colocam na rara categoria de um futuro Mago da Alma.

No livro “O Castelo das Águias”, é Padraig quem recebe a recém-chegada Anna e a leva à presença do Mentor. Também tem um papel no que se pode considerar o primeiro encontro “de verdade” entre Anna e Kieran, o não-muito-sutil Mestre das Águias. O livro, porém, não se aprofunda na história do próprio Padraig e de sua chegada à Escola, o que faremos aqui a partir do próximo post.

Continue conosco!

Padraig aparece aqui no traço de minha irmã Luiza Merege.

2 comentários:

  1. Pois é, Ana!

    Conheço um personagem muito legal, que só eu conheço aliás (mas que não é fruto de esquizofrenia), que é devoto de um certo herói...

    E o mistério continua...

    Um beijo da criatura que sempre comenta em primeiro lugar!!!
    vania

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ana querida! Fico muito feliz em ter meu desenho retratado aqui no teu blog, ilustrando mais um de seus personagens tão queridos por mim (particularmente gostei mais do martelo de Thor do que do desenho em si. hehehe!)

    Grande beijo e aguardo suas próximas postagens,
    Ana

    ResponderExcluir