terça-feira, 17 de abril de 2012

Em Nome de Thonarr (Parte 6)



O resto da visita transcorreu sem surpresas. A reação de Padraig às palavras de Gwyll erguera um muro entre o garoto e os três rapazes; eles continuaram a tratá-lo com gentileza, mas sem mais tentativas de camaradagem. Lear foi praticamente o único a falar, mostrando o exterior de algumas das Alas e, no fim, a biblioteca e a sala de estudos do prédio principal. Um grupo de aprendizes se achava ali, meninos provavelmente mais novos do que Padraig, preenchendo uma grande folha de papel com símbolos que copiavam de enormes livros abertos.

Símbolos, símbolos, símbolos. Não, a Magia não era tão real quanto Thonarr.

- Bom, então... A não ser que queira ver os nossos quartos e a cozinha, acho que é tudo – disse Lear, sem jeito. – Há muito mais, é claro, mas não podemos levá-lo às outras alas sem permissão dos mestres.

- Já vi bastante coisa, obrigado – disse Padraig. Os aprendizes se entreolharam, preparando-se para dizer adeus, e foi quando o Preste Drusius surgiu de uma porta no final do corredor.

- Veja só, nos encontramos! – comentou ele, com ar satisfeito. – Gostou do Castelo, Padraig?

- Eu...

- Ele não viu muita coisa – disse uma voz suave às costas do Preste. Este se afastou para o lado, permitindo que o novo personagem aparecesse diante do garoto.

Anos mais tarde, Padraig teria dificuldade para explicar o que sentiu ao ver o Mestre Camdell pela primeira vez. Sua lembrança mais forte era a de ter dito a si mesmo que o Mentor era humano – ou melhor, que havia algo de humano em seus olhos, e que isso se sobrepunha a todas as evidências de ele pertencer a outra raça. Ele avançou com um sorriso nos lábios e a mão erguida, um gesto que logo se modificou para permitir um cumprimento à maneira dos homens.

- Sophia me falou a seu respeito – disse. – É muito bom vê-lo aqui. Sua visita o ajudou a refletir sobre o que ouviu de Kieran?

Pego de surpresa, Padraig hesitou. Sabia que fora rude com os aprendizes e não queria sê-lo também diante de um mestre, mas Camdell era uma dessas pessoas para as quais não se pode mentir. Seus olhos cor de âmbar, ao mesmo tempo sérios e sorridentes, pareciam capazes de penetrá-lo, ler as dúvidas e os desejos mais secretos de seu coração. Ele engoliu em seco, pensando em como explicar, e foi então que Gwyll se antecipou à sua resposta.

- Mestre, ele é devoto de Thonarr. Acredita que os Heróis existem de verdade. Eu expliquei o que aprendemos com Mestre Shanion, mas Padraig não concorda.

- Ah, Shanion – disse o Mentor, pensativo. – Nosso atual Mestre de Sagas não é a pessoa mais indicada para dar essa explicação. Não a um rapaz como Padraig.

- Se me permite, Mestre Camdell... Todas as explicações que deseje, o menino pode obtê-las comigo – disse o Preste Drusius. O tom era amável, mas Padraig sentiu uma nota de tensão, que o Mentor poderia ter ampliado com uma só palavra. Esse, porém, não seria Camdell.

- Meu caro Preste, parece-me que o rapaz tem perguntas, mas nenhum de nós pode respondê-las neste momento. Se ele crê em Thonarr – olhou nos olhos de Padraig, provocando-lhe um calafrio – e se isso lhe confere poder, uma transformação virá, mais cedo ou mais tarde. Só ela pode trazer a compreensão de muitas coisas que hoje parecem incertas. Então talvez não tenha mais dúvidas quanto ao caminho.

Fez uma pausa, durante a qual o mundo pareceu parar – ou ao menos o de Padraig.
Então, inspirou profundamente, seus olhos adquirindo um brilho de chama ao aconselhar:

- Não ouça nenhum de nós antes de ouvir a voz de Thonarr.

E isso foi tudo.

Parte 7

2 comentários:

  1. Shanion talvez não seja mesmo, mas conheço alguém que é. E Você também.

    A primeira a comentar, mesmo estando sem tempo nem para respirar.
    um abraço.
    vânia
    Bom, parece que foi ontem que eu ouvi você falar do Castelo ainda em construção...

    ResponderExcluir
  2. Bela e instigante escrita, meus parabéns. Estou ansiosa pelo Padraig e para ler o final deste conto.

    "- Não ouça nenhum de nós antes de ouvir a voz de Thonarr."

    Uma canção para o Padraig: http://www.youtube.com/watch?v=SlDhm5wm2xY =]

    ResponderExcluir