sexta-feira, 24 de junho de 2016

Songlist: as músicas que inspiram o Castelo (2)


Sou brasileira, a série Athelgard é brasileira, estamos sempre defendendo a literatura fantástica produzida no Brasil. Nada mais natural que a "trilha sonora" desse universo também conte com algumas músicas brasileiras! :)

Eu escuto muita coisa que me faz lembrar o Castelo e seus personagens, mas, ao contrário do que acontece com a "trilha internacional", frequentemente essas músicas incluem algum elemento que soa estranho àquele universo -- falam de avião, de telefone, alguma coisa que não existe e provavelmente jamais será inventada em Athelgard. Uma delas é esta, que, talvez pelo refrão, me faz inequivocamente pensar em como Kieran se sentia no primeiro livro. E ele estava certo: quem mais faria Anna feliz? Por sua vez, a percepção que a Mestra de Sagas, mesmo no início da paixão, tem a respeito do mago me parece bem traduzida nesta sensível canção cantada por uma das mais belas vozes da música popular brasileira.

O tragicômico mestre de música do Castelo, Urien, não tem associado a ele nenhum tema estrangeiro, mas sim esta canção de José Alexandre, interpretada pelo Adcanto. Já o Mentor Camdell, adepto da Magia da Alma, poderia ser acompanhado por esta linda música, com sua percussão incrementada, enquanto caminha pelos jardins do Castelo ou medita diante do fogo em sua sala na Ala Rubi. E a história de amor do xamã Zendak e da Mestra Maryan não poderia ser melhor descrita do que na letra desta canção de Beto Guedes.

Curiosamente, volta e meia surge uma associação de cenas da trilogia com canções do Legião Urbana, apesar de muitas vezes existir aquele anacronismo de que falei no início. Metal Contra as Nuvens é a trilha perfeita para acompanhar Kieran em suas jornadas dos livros 2 e 3; Quase Sem Querer, aqui em voz feminina, traduz as inseguranças da Anna em sua transição da adolescência para a idade madura. Por fim, a escrita do último livro me fez, frequentemente, escutar Soldados e a Canção do Senhor da Guerra, que inclusive me inspiraram, diretamente, para escrever alguns trechos um pouco mais sombrios e pesados da parte do Kieran.

Bom, essas são algumas das músicas brasileiras que embalam minha escrita. Não sei se vocês acham que têm a ver com os personagens. Mas achei legal compartilhar, para aqueles que gostam de conhecer os meandros do processo criativo. Ao menos por esse lado, espero que tenham curtido.

Até a próxima!

Vejam também a songlist de músicas estrangeiras.


2 comentários:

  1. Eu já tinha ouvido as músicas, mas não tinha comentado. Ainda lembro quando você falou sobre Maryam e Zendak e "Amor de Índio", sempre que ouço lembro deles. É tão linda! E puxa, eu não curto tudo de Legião Urbana, mas Quase sem Querer é linda demais, e tem tudo a ver com a Anna. "Será" não tem um pouco a ver com Anna e Kieran? Eu consigo ver certas semelhanças... :D.

    Amei "Alma de Músico", não conhecia!

    Essa coisa do anacronismo é uma coisa que acontece bastante mesmo, mas o que importa é o "espírito" da música XD.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu acho que "Será" tem um pouco a ver sim. Na verdade faltam muitas músicas. Outra que eu sempre escuto e esqueci de citar é "Raça de Heróis", do Guilherme Arantes. Me faz lembrar de Scyllix...https://www.youtube.com/watch?v=FqltoiXsBAA

      Excluir