segunda-feira, 28 de maio de 2012

Um Ano e um Dia: o Início da Jornada


ATUALIZAÇÃO: não sei se todos já sabem, mas o livro que deveria se chamar "Um Ano e um Dia" mudou de título e foi publicado em março de 2014 como "A Ilha dos Ossos". Informações aqui.


Queridas Pessoas,

Como eu venho anunciando há algum tempo, O Castelo das Águias chegou ao seu primeiro aniversário. O tempo pareceu voar, mas, olhando para trás, dá pra ver quanta coisa aconteceu e quanto retorno eu recebi de leitores de todas as idades e bagagens.

Como era de se esperar, houve críticas. Algumas apontaram falhas que eu reconheço e que me esforçarei para não repetir; outras, depois de refletir a respeito, me parecem ter tido por base as expectativas e o gosto pessoal de quem leu. Como disse Neil Gaiman, às vezes você mostra histórias para as pessoas erradas, e ninguém gosta de tudo.* No entanto, fico feliz e orgulhosa por poder dizer que a maioria dos leitores aprovou, principalmente os jovens que gostam de romance e fantasia e que constituem o público-alvo deste trabalho.

Na página Livro 1 deste blog eu listo as resenhas publicadas até agora. Agradeço por elas a seus autores, bem como aos demais leitores e amigos pelos elogios, críticas e sugestões que serão muito úteis nessa nova etapa da minha jornada.

Vocês sabem que O Castelo é o primeiro livro de uma série, não sabem? Além dos contos do blog ou publicados à parte, como A Encruzilhada, haverá pelo menos duas continuações em forma de romance. Ambas já têm versões preliminares, mas, tal como aconteceu com o primeiro livro, irei reescrevê-las para tornar a narrativa mais ágil e a própria história mais interessante. Na verdade, já estou começando a mexer no segundo volume da série, cujo título provavelmente definitivo será Um Ano e um Dia.

Dito assim parece fácil, mas não é. Escrever é uma aventura; reescrever pode até ser prazeroso, mas gera um bocado de ansiedade, até porque desta vez eu sei que há leitores à espera desse novo trabalho. Por eles, e também por mim, preciso me esforçar para corrigir os problemas da primeira versão, achar a voz do narrador, desenvolver melhor os personagens e seus conflitos. É um trabalho duro, que ocupará boa parte do meu tempo livre nos próximos meses, mas valerá a pena: ao ser publicado, o que a Editora Draco e eu prevemos para meados de 2013, Um Ano e um Dia não irá decepcionar os leitores da série. E, se tudo der certo, conquistará muitos outros.

Continuem comigo! A saga mal começou.

* Introdução a “Coisas Frágeis 2”, edição brasileira pela Conrad.

7 comentários:

  1. Ai, ai... Preciso ler logo o primeiro >.<

    ResponderExcluir
  2. Ana, tenho certeza de que Um Ano e um Dia ficará maravilhoso! Ainda mais com todo o seu cuidado e dedicação. Você já me inspirou a fazer o mesmo com os meus escritos, e me sinto orgulhosa de ser uma das leitoras que aguarda ansiosamente o livro 2!

    ResponderExcluir
  3. Como estava por perto quando as primeiras pedras chegaram, estarei também nas próximas aventuras. Até lá então, desejando sucesso e tranquilidade na caminhada.
    um abraço,
    Vânia

    ResponderExcluir
  4. Ai, não vejo a hora de ler Um Ano e Um Dia!
    Fiquei super curiosa para saber mais de Kieran e tenho certeza que o livro será ótimo!
    Abraços!
    Cris Gomes

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana!

    Estou passando pra agradecer a sua visita e o comentário lá no meu blog (que eu já respondi lá)...

    Então... eu já tinha marcado O Castelo das Águias como desejado lá no skoob, mas não tinha lido muita coisa sobre ele, mas agora que vi alguns de seus posts falando sobre a história e o universo do livro, fiquei ainda mais interessada na leitura. Só espero conseguir lê-lo antes do lançamento de Um Ano e Um Dia.

    Além disso as suas histórias parecem ter os elementos que mais gosto numa leitura: magia, romance e aventura. Assim que eu conseguir comprar e ler seu livro ele com certeza terá resenha lá no blog.

    Sucesso nos próximos lançamentos!
    Um abraço!

    Ana Ligia
    http://entrelivroserabiscos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Aninha, tenho certeza de que este será um excelente trabalho, tão bom quanto ou melhor do que o primeiro volume da série. Boa sorte, perseverança e muita inspiração nesta sua nova jornada é que lhe desejo de todo o meu coração.

    Beijos da sobrinha,
    Ana

    ResponderExcluir