segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Diários da Reescrita 4: A Expansão do Universo


Pessoas Queridas,

Depois de quase três anos, eis que chegamos ao centésimo post deste blog. Isso é um motivo para comemorar - em breve teremos outros, bem concretos - mas também de uma parada estratégica, facilitada pelo término de uma etapa do trabalho, a fim de avaliar o que tem sido feito e pensar no futuro. Principalmente essa segunda parte, já que, ao longo do trabalho de reescrita, muitas ideias foram surgindo para o futuro de Athelgard e de seus habitantes.

Não sei se o livro conseguiu transmitir essa ideia - a maior parte das resenhas afirma que sim - mas o Castelo das Águias é apenas um dos cenários desse universo. Como se pode ver pelo mapa, há muito mais, e algumas das outras regiões foram não apenas mencionadas no romance mas também visitadas em contos e novelas, como O Jogo do Equilíbrio. Ali não há elfos nem magos, mas uma sociedade humana de costumes bem diferentes, permitindo outros voos narrativos e consequentemente uma experiência diferente para quem lê.

O cenário do Jogo será retomado em breve, em contos e possivelmente uma nova série, que depois irá se entrelaçar com a do Castelo das Águias. Esses são planos a médio prazo. No entanto, quando se faz da escrita uma profissão é preciso ter foco, e o foco no momento é traçar diretrizes para trabalhar no terceiro volume da série atual.

Um insight a esse respeito surgiu em conversa com meu editor, Erick Santos, durante a II Odisseia de Literatura Fantástica. Ao me ouvir afirmar que o primeiro livro se passa apenas no Castelo das Águias e os demais em outras regiões, e que os conflitos pessoais de Anna e Kieran dividirão espaço com questões maiores (que seria de uma série de Alta Fantasia sem o tema Luz X Trevas?), o Erick afirmou: "Mas isso é que é legal. Afinal, se for para ficar em um lugar só, por que criar todo um universo, para que um mapa?"

E foi aí que eu me toquei de que era verdade. Se optasse por ficar num lugar só, trabalhando (mesmo que os aprofundasse) os personagens que criei no primeiro livro, eu estaria perdendo a oportunidade de apresentar a meus leitores um universo bem mais vasto, sem falar na chance de me divertir e me deleitar em cenários outros que aqueles vislumbrados das janelas do Castelo das Águias. O Kieran, que como diz uma amiga minha é "um cara cansado de guerra", talvez não se importasse muito, mas a Anna se rebelaria, sem falar no Thorold, na Freydis, no Cyprien e demais saltimbancos e no... Não. Vou resistir a falar sobre ele, que afinal só deve aparecer nas sagas do Castelo daqui a um tempinho e revolucionar tanto a Magia quanto a Arte.

Mas a resistência é só por aqui. Só pra não ter spoiler, que realmente é um negócio chato. Nos meus cadernos, nos arquivos do laptop que armazenam material para histórias futuras e principalmente na minha cabeça, já rolam muitas histórias sobre esse e outros personagens. Athelgard, de que os mais sábios dos elfos ainda não conhecem a metade, foi inteiramente palmilhada e o futuro se desenrola por gerações de descendentes dos personagens de agora.

Um dia - eu espero - partilho tudo isso com vocês. :)

.......

Athelgard é um universo fantástico construído a partir de referências múltiplas, mas a base principal são os mitos nórdicos. Assim, ilustramos este post com uma representação dos Nove Universos da mitologia escandinava, que tiramos daqui.

4 comentários:

  1. Ótimo Ana! A diversidade e a riqueza dos cenários, lugares, pessoas e culturas certamente vai trazer ótimas histórias para a sua obra.

    A fantasia quando tem lugares interessantes a serem explorados e conhecidos fica muito melhor.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana,

    Parabéns.

    E não por acaso seu post está ilustrado com a cosmogonia nórdica...

    beijos,
    vania

    ResponderExcluir
  3. Olá, Ana,

    Como havia comentado com vc, seu universo é vasto e vai ser fantástico para o leitor ter a oportunidade de passear por ele e conhecer suas variadas culturas.

    Sobre, Kieran, eu já tenho uma informação privilegiada... MORRAM DE INVEJA...hauhauahua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Laisa, espero que você não seja dada a fazer blackmailing... hehehe! :)

      Excluir