quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Terras Que Não Estão no Mapa



No intervalo entre duas etapas do trabalho com o próximo livro - acabei de reescrevê-lo, aguardo a leitura crítica para os retoques finais - meu trabalho principal vem sendo uma novela protagonizada por Thorold, o pai da Freydis e atualmente conselheiro da cidade de Vrindavahn.

Quem leu o primeiro livro da série deve se lembrar de que Thorold não é natural da cidade, nem mesmo das Terras Férteis. Anna - que até agora não viajou muito, mas leu dezenas de livros ilustrados - diz que ele parece "um bárbaro das Terras Geladas". A novela que escrevo agora vai mostrar que é quase isso, e também mostrar os costumes da gente naquele lugar, que o nome já entrega como sendo baseado no universo dos vikings; mas, se você for olhar no mapa... Caramba. Onde estão as Terras Geladas?

Pois é, Pessoas. Para grande frustração minha, as Terras Geladas não existiam claramente na minha cabeça quando desenhei o mapa. Digo frustração porque imagino que alguns leitores se darão ao trabalho de procurá-las, e eu queria que estivessem lá para facilitar o entendimento, mas não estão. Por outro lado, considero positivo o fato de o universo não estar completamente mapeado, pois isso significa que ele ainda se encontra em expansão - e, sendo assim, muitas histórias podem surgir quando e onde menos se espera.

Reforçando esse argumento, eu ia falar sobre outras terras que não aparecem no mapa de Athelgard, mas então me lembrei de que a história de sua criação foi explicada ao escritor A. Z. Cordenonsi e reproduzida num excelente artigo. Deixo aqui o link e o recomendo a quem quer que se interesse por cartografia fantástica.

Quanto às Terras Geladas, se isso interessar à minha dúzia e meia de leitores, não é difícil imaginar onde estão. Na porção noroeste do mapa, localizem o Cabo Svaltarr, passem bem longe de Pengell - onde estão os tiranos mais malvados de Athelgard - e subam, sempre pelo litoral, até a região do Bosque dos Sons. Lá vive uma tribo de elfos que vocês só conhecerão no Livro 3 e terminam os domínios dos Jarls como o tio de Thorold, Sigurd Barbagris.

Boa viagem!

Ilustrado com um mapa da antiga Islândia (e alguns supostos monstrinhos) em homenagem aos vikings deste mundo de cá.

Um comentário: