quarta-feira, 23 de março de 2016

Stávro, o Andarilho do Oeste



Pessoas Queridas,

Vocês já devem ter percebido que alguns de meus personagens aparecem em várias histórias. Magos, bardos, xamãs, navegantes e guerreiros estão sempre se cruzando pelos caminhos de Athelgard.

Pois esse cara aí de cima apareceu em vários contos inéditos do Cyprien (embora não em O Jogo do Equilíbrio, já publicado) e no infantojuvenil Pão e Arte, também ao lado do marioneteiro e de seu aprendiz Zemel, antes de surgir cantando com voz fanhosa numa taverna do Oeste. Lá ele esbarrou com ninguém menos que nosso simpático Kieran de Scyllix, com quem trilhou parte da jornada narrada em A Ilha dos Ossos.

A história pregressa de Stávro Dryszyk foi narrada por ele mesmo a Zemel num conto ainda inédito (leia-se: escrito no início dos tempos e necessitado de revisão), mas, para resumir, ele se considera um homem com uma missão: busca resgatar a espada perdida pelo seu clã numa guerra que determinou quem são os ricos e os pobres do Oeste de Athelgard. Para isso abandonou uma vida estável e até confortável como carpinteiro naval e se tornou um andarilho, que ganha a vida como saltimbanco, durante parte do ano, e trabalha em fazendas durante o inverno. Imprevisível, falastrão e pouco amigo de banhos, que na sua opinião só servem para "gastar o corpo", ele pode ser uma pessoa meio desconcertante, mas, apesar de sua aparência e comportamento meio bizarros, mais de uma vez demonstrou que tem fibra e é um companheiro leal.

Espero que vocês gostem de conhecê-lo!

*****

A ilustração deste post foi feita pelo talentoso Vilson Gonçalves, autor da série baseada em mitos americanos Quatrocantos e cujos trabalhos como artista plástico podem ser conferidos na página Tio Virso - Ilustrações.

Por conta de mudanças na editora Escrita Fina, Pão e Arte, por enquanto, só pode ser adquirido por compra direta. Escrevam para mim se quiserem adquirir um exemplar!

4 comentários:

  1. Sempre achei o Stávro bem enigmático... Amei a participação dele em A Ilua. *-*-*

    ResponderExcluir
  2. Como sou desenhista, gostei do visual dele. :) Mas, ainda não tive a oportunidade de ler. Qual é a ordem para ler as histórias da saga, Ana?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jean, obrigada pela visita! O Stávro aparece em outras histórias deste universo, mas, do que saiu pela Draco, está apenas em A Ilha dos Ossos.

      Todos os contos podem ser lidos separadamente, mas, em termos de ordem cronológica (misturando tudo, livros e contos, adultos, YA e um infantojuvenil, é o seguinte:

      http://castelodasaguias.blogspot.com.br/2014/02/cronologia-dos-livros-e-contos.html

      Pensando só nos livros desta trilogia, seria melhor ler O Castelo das Águias e depois A Ilha dos Ossos. O terceiro livro sairá na Bienal deste ano.

      Excluir