segunda-feira, 29 de outubro de 2012

As Casas Nobres de Athelgard e as Onze Cidades



A história das Terras Férteis é a história da convivência entre várias raças. Desde os primeiros Homens que habitaram a região, sobrevivendo como caçadores e coletores, até os Vanir e posteriormente os Elfos Brilhantes, houve conflitos e luta pelo poder.

Com ciência e tecnologia mais avançadas, os Elfos rapidamente assumiram uma posição dominante, sujeitando os descendentes dos Homens e dos Vanir - agora indistinguíveis uns dos outros graças a gerações de miscigenação - a uma condição inferior, principalmente nas chamadas Onze Cidades. Estas são os maiores centros urbanos das Terras Férteis, e cada qual foi fundada por uma família élfica que se atribuiu o status de nobreza.

Por tradição, cada família tem como símbolo uma pedra preciosa, que é usada em seus escudos de armas e sob a forma de joias. Pode-se reconhecer um membro da nobreza pela pedra do brinco que usa na parte superior da orelha direita desde o nascimento, o que acaba por deixá-la permanentemente dobrada para baixo. Já os bastardos reconhecidos pelas Casas Nobres têm direito a um brinco da mesma pedra no lóbulo da orelha. Brincos usados por pessoas não pertencentes à nobreza não podem ostentar nenhuma das onze pedras, embora estas possam ser utilizadas em colares, braceletes e outras joias.

Antes da criação da Liga das Terras Férteis - que extinguiu os direitos da nobreza, tanto élfica quanto humana, e unificou a moeda e boa parte da legislação do Sul de Athelgard - cada uma das Onze Cidades se desenvolveu de forma independente, de acordo com a geografia, o clima ou mesmo os interesses da família dominante. Para citar um exemplo: Bergenan, uma cidade de planície, desde o início abrigou muitas fazendas de grãos e de criação de animais, e foi lá que surgiu a primeira Escola de Ciências da Terra. Já Scyllix, árida e de topografia acidentada, sempre sofreu com os ataques de inimigos do Oeste, o que levou os cidadãos a se militarizarem cada vez mais.

Como parte do acordo de criação da Liga, e embora as cidades precisassem de atividades variadas para continuar a existir, cada uma passou a ser a principal responsável por um aspecto da administração, da economia e do desenvolvimento cultural. Isso ocorreu mais ou menos de acordo com o que parecia ser a "vocação" da cidade, e assim continuou desde então, apesar da insatisfação de boa parte da população, à qual determinadas atividades acabam por ser impostas à revelia.

Estas são as Casas Nobres, suas respectivas cidades e atribuições principais:


Casa Safira – Scyllix – Defesa das Terras Férteis
Casa Topázio – Bergenan – Agricultura e Pecuária
Casa Lázuli – Kalket - Comércio e Comunicações
Casa Esmeralda – Ardost - Educação e História
Casa Diamante – Madrath – Artes
Casa Ônix – Kawles – Administração
Casa Coral – Thaelke – Diplomacia
Casa Turquesa – Erchedel – Leis
Casa Ametista – Donnes – Ciências Aplicadas
Casa Âmbar – Herrien – Ciências Puras
Casa Rubi – Riverast – Cura, Magia e Religião

Há descendentes de Casas Nobres vivendo em diferentes cidades das Terras Férteis e (raramente) em outras regiões de Athelgard, mas cada uma das Onze maiores continua a abrigar o o solar de cada família fundadora. Ali vive o chefe da família com parentes de vários graus, agregados e empregados quase sempre humanos ou mestiços. Alguns ramos familiares menores se estabeleceram em cidades diferentes da sua e cresceram a ponto de rivalizar em riqueza, poder e influência com os fundadores, como acontece com um ramo da Casa Âmbar de Herrien que, estabelecido em Scyllix, acabou por se tornar inimigo político da da Casa Safira.

De um modo geral, os membros das antigas Casas Nobres são respeitados e ocupam posição de destaque na sociedade, contribuindo para que continuem a se considerar acima das demais pessoas. Eles seguem tradições próprias e se comportam como se ainda fossem membros da nobreza, com todos os direitos que cabiam a seus antepassados.

E, justiça seja feita, também não costumam fugir de seus deveres, embora geralmente sejam mais fiéis às suas famílias e à sua raça do que à população ou à Liga das Terras Férteis.

2 comentários:

  1. Show Ana!! Adorei também!! Esse tipo de detalhe é muito bacana para a ambientação... gostei muito mesmo.

    ResponderExcluir