sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Retrospectiva 2018

Pessoas Queridas,
Mais um ano se encerra, e quero deixar aqui uma retrospectiva do que fiz, extrapolando as fronteiras de Athelgard e até, um pouco, as da Literatura. Vamos lá?

Em janeiro, participei do evento Rio Comics com os amigos do Fantasia Brasil. Também vi ser publicado meu primeiro conto deste ano, “O Povo do Pesadelo”, no e-book Girl Power. E gravei um podcast muito legal sobre coletâneas.

Em fevereiro, soube que Anna e a Trilha Secreta foi adotado pelo 6º ano da Fundação Osório. Saiu a segunda publicação, “A Serpente e as Pombas”, no e-book Manuscritos Herdados, coletânea do site “A Taverna”.

Em março dei uma oficina, “Introdução à Escrita do Conto Fantástico”, no Espaço Cultural Luciano Bastos, em Bom Jesus de Itabapoana – RJ. Escrevi um conto para uma coletânea que sai no ano que vem. E, no dia 12, concluí a primeira versão de Orlando e o Escudo da Coragem.


Com o Fantasia Brasil e Grupo Graal! 


Em abril, soube da adoção de O Castelo das Águias no 9º ano do Colégio Orlando Garcia da Silveira, em São Paulo. Com o Fantasia Brasil, participei da Feira Fantástica na Biblioteca Parque de Niterói – foi um sucesso que nos animou a fazer muitas outras!

Em maio, tive um mês bem cheio. Participei da SIQ (Semana Internacional de Quadrinhos) na UFRJ e da Bienal Rubem Braga em Cachoeiro do Itapemirim – ES. E, depois de ter lido 82 contos, anunciei os selecionados para a coletânea “Duendes”, que sairá pela Editora Draco.

Em junho, soube que “Anna e a Trilha Secreta” foi adotado pela segunda vez no Colégio Salesiano Santa Rosa, em Niterói. Encerrei a edição de O Caçador, meu primeiro livro publicado por uma editora -- ainda tenho exemplares, entrem em contato caso desejem. E escrevi o primeiro conto da série de Liserbal de Cartago.

Julho foi mais um mês agitado. Começou com a Feira Medieval e a publicação de um conto na coletânea Histórias Fantásticas do Guardião. Depois houve a Casa Fantástica na FLIP, onde participei de três mesas. E tive mais um livro aceito para publicação pelo Projeto Pegaí.

Em agosto, participei da Bienal do Livro, em São Paulo, quando foi lançado “Orlando e o Escudo da Coragem”. Tive dois contos aceitos para uma coletânea da Editora Metanoia e participei de um evento na Livraria Bambolê, em Copacabana – RJ. E participei de uma incrível live sobre Literatura Medieval no canal Fantasticursos.

No estande da Draco, na Bienal do Livro 2018,
com um monte de gente talentosa!
Em setembro, três palestras: duas na Biblioteca Parque de Niterói, sobre Verne e Wells e sobre mediação de leitura, e uma no Salesiano Santa Rosa.  No finzinho do mês, participei de Feira Fantástica no Shopping São Gonçalo, com o Fantasia Brasil.

Em outubro visitei o C. E. Prof. Eliana de Almeida Santos, em Itaguaí – RJ, e fui jurada de um concurso literário. Também palestrei no Colégio Miraflores, de Niterói, e participei da Primavera dos Livros no Rio. Publiquei um conto na revista Zzzumbido. E no fim do mês viajei para Ponta Grossa, PR, onde visitei o Colégio Bom Pastor e a Escola Desafio...

... e, ainda, o Hospital de Livros na Penitenciária Estadual. Em Ponta Grossa, no Dia das Bruxas, foi lançado Contos Fantásticos de Avós Extraordinários, e eu ganhei o Troféu Semeador de Livros. Saí dali direto para o Literatiba, um evento muito bacana do qual espero participar outras vezes. Em novembro ainda deu tempo para um evento de Filologia na UFRJ e uma oficina de Literatura no Pedro II, além de participar do Projeto Tolkien no canal da Lu Evans e de escrever um prefácio para o livrão de Contos de Fadas que em breve sairá pela Editora Wish.

Por fim, dezembro! Saiu uma edição impressa de “Mitografias”, com meu conto “O Voo das Deusas-Pássaro”; saiu a coletânea da Metanoia; ganhei mais uma vez o Prêmio Argos do CLFC, com a coletânea “Magos”. O Ouro de Tartessos ficou em 3º lugar na categoria “Contos”. Criei uma página no Facebook para os Contos da Clepsidra. E saiu mais um podcast sobre publicação.

Visita de alunos de Biblioteconomia da UFF
à Divisão de Manuscritos da Biblioteca Nacional
Não posso esquecer de mencionar o fato de que tudo (exceto alguns eventos nas férias) aconteceu ao mesmo tempo que eu desempenhava minhas funções de curadora da Divisão de Manuscritos na Biblioteca Nacional, com a produção semanal de textos de divulgação, visitas técnicas e várias outras atividades culturais. Isso me valeu uma entrevista para as Bibliotecárias Antenadas e uma menção numa lista de Bibliotecárias Inspiradoras que me deixou bem feliz! :)

Enfim, Pessoas Queridas... Tivemos percalços, como sempre acontece, mas no geral este foi um ano bom e produtivo. Expresso aqui minha gratidão a todos que estiveram ao meu lado, ou, mesmo a distância, contribuíram para estas realizações. E aproveito para desejar a todo mundo que 2019 nos traga bons momentos, muita paz, amor, saúde, inspiração e sucesso.

Abraços e até breve! 

4 comentários:

  1. Uma das minhas alegrias em 2018 foi conhecer você pessoalmente Ana! Sucesso sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, querida! Nossa parceria irá longe. Sucesso para você também!

      Excluir
  2. Parabens, Ana... Continue representando nisso fantasia nacional em Grande estilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por todas as oportunidades. Muito sucesso e coisas boas pra você!

      Excluir