terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Chá da Tarde com a Arquimaga (Parte 1)

Pessoas Queridas,

Aqui começa mais um dos nossos contos, que será dividido em três partes.

Trata-se de um episódio na vida do Kieran, quando ele, já iniciado no Terceiro Círculo (portanto um jovem mago e não mais aprendiz) tinha acabado de chegar à Escola de Magia de Riverast. E pelo jeito não estava conseguindo fazer muitos amigos.

É um conto bem simples, sem grandes reviravoltas. Espero que vocês gostem de lê-lo - e ficaria muito feliz se pudessem deixar um comentário.

   

   

Diante da porta fechada, ele parou.
Até então, não se detivera uma única vez, nem mesmo reduzira o passo ao longo de todo o percurso. Tinha prometido isso a si mesmo, muito tempo atrás: não só enfrentaria o que viesse pela frente, mas também não adiaria o confronto, nem procuraria maneiras de torná-lo suave, como se houvesse gentileza na guerra. Gentis, talvez, pudessem ser os diplomatas, mas não as pessoas como Kieran, que tinham combatido a vida toda, tinham nascido de punhos cerrados e morreriam de espada na mão. Era tudo que conhecia, e nem o aprendizado da Magia o fizera mudar, por isso ele não se encolhera ou se mostrara abalado ao receber a convocação da Arquimaga. Em vez disso, guardara a folha de papel de linho entre as páginas do seu grimório e continuara a escrever, sem ligar às elucubrações dos seus colegas de residência.
-- Quando o teste de confirmação é com a Arquimaga, dificilmente acaba em coisa boa – disse Ravnos, o meio-elfo melancólico que gostava de passear em cemitérios. – Ela já mandou iniciados do Quarto Círculo voltarem a práticas de aprendiz. Já tirou elfos do Principado da Luz e mandou para residências mistas – um deles não suportou ter que ajudar na limpeza da casa e voltou para o solar da família. E já recusou pedidos de admissão, mas... Bom, acredito que este não vá ser o caso.
-- Também acho que não. Kieran se saiu bem nos testes práticos. A não ser... que tenha quebrado alguma regra – aventou Jasini, para quem a menor nuvem no horizonte era prenúncio de tempestade. – Essas andanças solitárias pela cidade, pelas tavernas... Mesmo sem querer, ele pode ter feito alguma coisa interdita.
-- Ou ter desagradado aos mestres com esse jeito brusco. É o mais provável, em se tratando de Kieran – disse Isel, a outra elfa, de braços cruzados. – Tenho ouvido comentários, aqui e ali, e não são nada abonadores. E, o que é pior, se estendem a todos que vivem nesta casa.
-- Bom, a essa altura já deveríamos estar acostumados – contrapôs Axias, o morador mais antigo da Três Chaminés, que provocara vários desastres antes de aprender a controlar seus pensamentos.
-- Sim, mas nunca ouvi tantas insinuações como nesta última lua – replicou Isel. – Nunca tivemos entre nós uma pessoa com, digamos, um passado tão emocionante e um senso de humor tão peculiar. Vocês não acham?
Seus olhos se cravaram como presas nas costas de Kieran. Os outros o fitaram também, sem falar, mas era claro que a maioria concordava com a elfa. Não que fossem os estudantes mais exemplares da Escola de Magia de Riverast – a Casa das Três Chaminés era famosa por abrigar os excêntricos, os que não se encaixavam --, mas nunca tinham recebido alguém como Kieran, que viera da cidade dos guerreiros e pusera seus poderes a serviço do exército. Conheciam, é claro, quem houvesse lutado, pois muitos magos eram contratados para defender cidades e aldeias, mas quase sempre o que faziam era criar ilusões assustadoras para os inimigos e lançar encantos de proteção. Não tinham empunhado espadas em batalha, menos ainda comandado águias de garras mortíferas, o que parecia ter sido a principal ocupação de Kieran quando aprendiz. Não eram duros e sarcásticos como ele. E aqueles modos, que em apenas uma lua tinham-lhe granjeado antipatia e até inimizades entre os estudantes, podiam muito bem ter levado a Arquimaga a se decidir por sua exclusão.
Fosse como fosse, não tardariam a saber.
Na tarde seguinte, ele rumou para a ala noroeste da Escola a fim de atender à comvocação. Alguns mestres residiam ali, e o acesso aos seus aposentos era restrito, mas os estudantes podiam circular pelos jardins; era onde vários se sentavam para ler e conversar, aproveitando o fraco sol de inverno. Kieran reconheceu alguns deles, lembrou-se de dois ou três nomes, mas não fez ou recebeu qualquer cumprimento. Melhor assim, pensou, enquanto se aproximava de um portão de madeira, entalhado com peixes de corpos sinuosos, e apresentava a convocação ao funcionário que ali montava guarda.
-- Reunião com a Arquimaga, muito bem – murmurou o homem, fazendo tilintar as chaves que trazia presas no cinto. – Bata na última porta que vir, à esquerda, após a fonte de pedra. Se não abrir de primeira, insista. Ela costuma se distrair com os livros, mas teria mandado avisar se não pudesse vê-lo.
Abriu o portão e se afastou, deixando que o jovem mago avançasse pelo caminho calçado com pedras arredondadas. Ficava a céu aberto, num recorte entre duas paredes do edifício, e nestas havia portas de cada lado, bem espaçadas entre si. Também havia duas ou três árvores pequenas ao longo do caminho, além de arbustos que dariam flores tão logo chegasse a primavera. Era quase como uma vila, dentro do palácio élfico que sediava a Escola de Magia. E mesmo ele teve de reconhecer que era um lugar aprazível.
A fonte de pedra estava quase no final do caminho, diante de uma porta delicadamente entalhada com flores e folhas. Havia uma aldrava de bronze, e Kieran pousou a mão sobre ela enquanto tentava refazer os traços da Arquimaga em sua memória. Era uma elfa, claro – dificilmente meio-elfos passavam do Sétimo Círculo, e para humanos como ele isso era quase impossível --, e seu nome não era segredo, mas todos em Riverast se referiam a ela pelo título. Fazia tempo que não dava aulas, apenas uma conferência de quando em quando, e não costumava se dirigir aos estudantes, mas era voz corrente que se informava a respeito deles e discutia cada detalhe com Mestra Shiri, a encarregada das admissões. Certamente se mantinha a par das ações e atitudes de cada um no período de experiência, que variava entre uma e duas luas e no qual os candidatos passavam por vários testes. Depois, vinha a confirmação, geralmente por parte da própria Shiri, ou, no caso dos que pendiam para a Magia da Alma, de Nessios, um meio-elfo que perdera a visão em circunstâncias misteriosas e se deixava guiar por um gato branco. Raramente era algum dos outros Mestres, e quase nunca a Arquimaga em pessoa. Kieran se perguntou se ela teria a mesma opinião dos colegas a seu respeito -- se a convocação significaria de fato uma recusa --, depois deu de ombros e bateu duas vezes com a aldrava. Por que perder seu tempo imaginando o que seria, quando estava tão perto de comprová-lo?
A porta se abriu no instante seguinte à segunda batida. Abriu-se, como ele esperava, por um encanto ou palavra de poder; não havia ninguém atrás dela, nem a Arquimaga, nem um serviçal. O jovem esperou alguns momentos e, como ninguém aparecesse, empurrou a porta entreaberta, até um ponto em que supôs estar visível para quem se achasse do outro lado.
-- Pode entrar, Kieran. Seja bem-vindo – disse uma voz bem modulada. Soou quase familiar, assim como o rosto da elfa que ele encontrou sentada num banquinho, diante de um fogo alegre que crepitava na lareira.
-- Não sei se lembra de mim – disse ela, indo ao encontro do seu embaraço: elfos brilhantes se pareciam tanto entre si, ele talvez não a reconhecesse em meio a outras mulheres de orelhas alongadas e cabelos cor de prata. – Só deve ter me visto duas ou três vezes, se tanto. Mas imagino que saiba quem sou.
-- Sim, mestra. – Era o jeito certo de se dirigir a ela, assim como a qualquer mago que ministrasse cursos na Escola. -- Só não sei por que fui chamado até aqui.
-- Vai saber – replicou ela, sem se importar com sua franqueza. – Mas antes, Kieran, pode fazer um pouco de chá para nós? Tenho decisões a tomar, e o chá de tília é bom para essas ocasiões. Ainda mais em tardes de inverno.

Parte 2

7 comentários:

  1. Hummm... chá de tília? Nunca experimentei! Pode me marcar nas continuações porque já tô curiosa!

    ResponderExcluir
  2. Que maldade para os curiosos parar aquiiiiiii! Imaginava mesmo que Kieran não fosse tão popular, mas como eu já disse, com todo respeito a Anna, Kieran é meu crush de Athelgard.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu também! Mas ele era muito mais difícil de aturar quando jovem do que quando a Anna o conheceu!

      Excluir
  3. Cadê continuação, Ana??? Queremos! Kieran "chamado na diretoria". Essa eu quero ver :).

    Ana, lembro que um dia você falou comigo pelo twitter que gostava muito da letra de "Disparada" também. Eu sempre acabo me lembrando do Kieran quando escuto :).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Nossa, Kieran relacionado a Disparada é... é fato, uma parte da letra combina com ele. E é preciso coragem para agir assim, não?

      Quanto ao K na Diretoria, pode deixar! Talvez hoje mesmo tenhamos a continuação do post. Aí saberemos o que a Arquimaga aprontou para ele!

      Excluir
    2. Pois é, Ana, sei que não é uma combinação perfeita, mas eu ainda assim lembro dele 😃. O coração quer o que o coração quer (no caso, uma associação musical, hahaha).

      Aaah, vou ler a continuação assim que Sophilha permitir! 😃

      Excluir