sexta-feira, 15 de abril de 2011

Rydel e a Filosofia Odravas


Rydel

Como se pode deduzir, Rydel de Bergenan acabou ficando bem mais tempo do que pretendia na Escola de Artes Mágicas, onde se tornou o mestre de Ciências da Terra para o Primeiro Círculo. E foi uma excelente aquisição, pois, embora tão jovial quanto os aprendizes, ninguém no Castelo conhece melhor as águias, a floresta e a natureza em geral.

Rydel é brincalhão e espontâneo, às vezes impulsivo. Quando se trata de defender a natureza ou seus amigos, não mede consequências. Uma de suas características mais marcantes é a simplicidade – nos modos, nos trajes, na fala e em tudo o mais. Esse é um traço comum aos seguidores da filosofia de Odravas, um Mago da Alma que, 300 anos atrás, preconizava o abandono das cidades e o retorno a uma vida frugal.

Da terra, junto à terra...

Membro da antiga Casa Ametista, Odravas estudou Magia com mestres da Escola de Riverast, à qual, no entanto, nunca esteve diretamente ligado. Segundo seus biógrafos, o interesse por uma vida mais simples começou a partir do seu contato com a tribo élfica que habitava a Floresta do Sol, cujo modo de vida estava mudando sob a influência dos elfos brilhantes. Para Odravas, o inverso teria sido melhor, pois, como afirmou, não há nada mais benéfico para o corpo e o espírito do que viver da terra, junto à terra e com os filhos da terra.

Em pouco tempo, ele reuniu um grande grupo de simpatizantes dispostos a seguir seus preceitos, que incluem usar roupas de tecido simples, não comer carne, não acumular riqueza ou objetos, trabalhar pelo bem comum.

Nos últimos anos de vida de Odravas, alguns de seus discípulos começaram a fundar pequenos povoados onde viviam em comunidade, cultivando hortas e criando carneiros ou cabras. A maioria ficou nas Terras Férteis, mas alguns decidiram levar a sério a ideia de “viver com os filhos da terra” e foram se estabelecer junto a tribos de caçadores, no Norte de Athelgard.

Desses povoados, o maior é Bryke, cujos habitantes, cientistas e letrados na maioria, se entenderam muito bem com seus vizinhos da Floresta dos Teixos. Foi lá que uma menina da Casa do Lobo se tornou uma Mestra de Sagas.

E nos contou sua primeira aventura no Castelo das Águias.

Rydel é retratado aqui no traço de Marina Vasconcelos.

Um comentário:

  1. O desenho ficou uma gracinha, acho que retratou bem como imagino os traços e toda a "aura" do Rydel. Parabéns à Marina.

    Beijos

    ResponderExcluir