sábado, 11 de junho de 2016

#EspalheFantasia : Cinco Séries da Editora Draco



ATUALIZAÇÃO: A Fonte Âmbar, livro que fecha a Trilogia Athelgard, foi lançado na Bienal do Livro de 2016. Eduardo Kasse (com Ruínas na Alvorada) e Karen Alvares também já fecharam suas séries.

Pessoas Queridas,

Hoje é dia de espalhar fantasia pelas redes. Ou melhor, pelo Brasil afora!

Vários autores, blogueiros e leitores envolvidos com o gênero vão fazer postagens ao longo do dia, e cada um irá sugerir cinco séries de fantasia publicadas no Brasil. Podem ser de autores estrangeiros, nacionais ou uma mistura de ambos.

No meu caso, optei por séries nacionais: a minha e as de outros quatro autores da Editora Draco. Para quem ainda não conhece, ela é sediada em São Paulo e, em poucos anos, cresceu em proporções incríveis dentro do gênero fantástico, além de ter uma importante produção de quadrinhos. É também responsável pela maior coleção de contos em e-book publicada no Brasil, a Contos do Dragão.

A Draco publica coletâneas, livros solo e séries de fantasia. Aqui vão algumas delas. Espero que gostem!

Série Athelgard Ana Lúcia Merege

Athelgard é um universo construído sobre referências de várias mitologias e várias culturas, dentre as quais se destacam a nórdica, a celta e a dos nativos americanos. Tem uma ambientação medieval, mas cheia de nuances de acordo com o local e a época em que se passam as histórias.

Ainda tenho muitas para contar, mas a primeira trilogia de Athelgard gira em torno do casal Anna de Bryke e Kieran de Scyllix, que são professores na Escola de Artes Mágicas, sediada no Castelo das Águias. Ali, a concentração, a expertise, o poder criador necessários ao artista são o ponto de partida para desenvolver o Dom da Magia. Os livros são O Castelo das ÁguiasA Ilha dos Ossos e A Fonte Âmbar, que se encontra em pré-venda. A série já rendeu também uma prequel, o infantojuvenil Anna e a Trilha Secreta, além de vários contos e novelas publicados na série Contos do Dragão. Outros estão disponíveis no blog do Castelo, que traz muitas informações sobre o universo e seus personagens. Espero que vocês passeiem bastante por aqui!

Série Um Toque de Morte/Um Beijo de MorteLuiza Salazar

Com cenas ágeis, personagens cativantes e escrita fluente, a eletrizante série de Luiza Salazar tem como protagonista a jovem Kat, a qual possui estranhas tatuagens nas mãos e um dom que à primeira vista parece uma maldição: ela mata as pessoas que toca. E faz disso seu meio de vida, como mercenária. Duas organizações misteriosas disputam seus serviços e lealdade; quando faz sua escolha, ela é submetida a um severo treinamento que, além de fortalecê-la, acaba por revelar muito sobre seu poder e sua afiliação a uma poderosa estirpe mágica. Um Toque de Morte e Um Beijo de Morte foram os dois livros lançados até agora e fecham bem a história de Kat, de forma que não sei se a série irá prosseguir ou se continuará como duologia.

Série EspelhoKaren Alvares

Essa de fato é uma duologia, e, assim como a minha série e a de Luiza, pode entrar na famosa categoria YA – livros para jovens adultos. No entanto, assim como as outras duas, pode agradar a leitores adultos também. Karen conta com mestria a história de Megan, uma jovem brasileira que vive com o pai e a irmãzinha e tem o simpático Daniel como melhor (e praticamente único) amigo. O mundo de Megan vira de ponta-cabeça quando ela se olha no espelho e, em seu interior, vislumbra a si mesma – ou uma cópia de si mesma – vivendo uma vida alternativa, que em princípio parece ser melhor do que a sua, mas que logo vem a revelar seus aspectos sombrios. O embate entre Megan e sua aparente “gêmea do Mal” Megami rende muitos sustos, muita tensão, algumas risadas e até algumas lágrimas ao longo dos dois livros: Inverso, lançado na Bienal do Rio em 2015, e Reverso, atualmente em pré-venda pela Editora Draco.

Série Reinos EternosJoão Beraldo

Essa série é ambientada em um universo construído pelo autor a partir de referências variadas, tais como os grandes reinos da África, as tradições da Índia e a mitologia do Extremo Oriente. Tudo isso é revestido numa roupagem própria e apresentado ao leitor através de descrições vívidas, cenas de ação muito bem construídas e diálogos ágeis. Os livros Império de Diamante e Último Refúgio, este ainda em pré-venda, são independentes entre si, mas têm como personagem de ligação o mercenário Rais Kasim, proveniente de Myambe (um reino semelhante à África) que entra e sai de muitas encrencas usando uma combinação de força, destreza, inteligência e grande dose de bom senso. Estou muito curiosa para ver onde os próximos livros o levarão.

Série Tempos de SangueEduardo Kasse

Esta é uma série para quem gosta de fantasia medieval com todos os esses possíveis: sangue, sexo, suor e sujeira. Isso dito no melhor sentido! Ambientada em vários lugares da Europa, principalmente a Inglaterra, a série de Eduardo Kasse tem como personagem principal o sarcástico Harold Stonecross, que foi transformado em imortal pelo poder de um deus e cujas aventuras têm como pano de fundo os acontecimentos históricos, políticos e sociais da Idade Média. Em seu caminho estão papas, bispos, reis, condes, xerifes e magistrados locais, além de outros imortais de diferentes proveniências e personalidades e, é claro, da impagável gente camponesa, cuja vida cotidiana é retratada com realismo, crueza e humor.

Os livros já lançados são O Andarilho das Sombras, Deuses Esquecidos, Guerras Eternas e O Despertar da Fúria. No fim do ano teremos o último volume. A série conta ainda com vários contos publicados em e-book pela Contos do Dragão.

Bom, essas são minhas indicações de séries. Espero que vocês tenham gostado, se não de todas, ao menos de algumas. E que partilhem suas impressões caso as tenham lido ou venham a ler.

Para completar, deixo aqui a lista de blogs, autores e leitores que participam da campanha, cada um com indicações mais legais que as outras. Não deixem de conferir!

Abraços e até a próxima!

21 comentários:

  1. Acho que foi o primeiro post da campanha que vi apenas com indicações de obras nacionais! :D
    Sinto que estou em falta com nossos autores...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, as indicações de estrangeiros são excelentes, mas temos muita coisa boa produzida em terras brazucas! :)

      Excluir
  2. Muito bom. Agora quero ler todos esses livros. E fiquei muito interessada no seu livro :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Tem bastante coisa que pode ler de graça aqui, mas se quiser os livros vá à página respectiva (livro 1, 2, 3) que tem os links de compra do impresso e do e-book. Na Amazon estão com desconto. Adoraria que lesse e fizesse uma resenha da série, agora que está completa.

      Excluir
  3. Apoiar autores nacionais é super importante, e essa lista é recheada deles... Adorei

    ResponderExcluir
  4. Tempos de Sangue e Reinos Eternos são séries incríveis! Gostei demais da lista, apoio total aos nossos autores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São mesmo! Claro que cada um tem seus gostos, nem todos vão curtir as cinco séries indicadas, que são bem diferentes. Mas todas são legais à sua maneira. Bom, pelo menos as quatro últimas. ;)

      Excluir
  5. Tempos de Sangue e Reinos Eternos são séries incríveis! Gostei demais da lista, apoio total aos nossos autores.

    ResponderExcluir
  6. Nossa,nem sabia que era disso que se tratava a série Espelho :O Parece interessante mesmo. Anotado aqui :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se gosta de YA com suspense, vai gostar da série.

      Excluir
    2. Se gosta de YA com suspense, vai gostar da série.

      Excluir
  7. Curti muito Reinos Eternos, do João Beraldo, e pretendo desbravar o 2º o quanto antes! Da Draco também recomendo O Teatro da Ira, do autor Diego Guerra, que li recentemente.

    http://desbravandolivros.blogspot.com.br/2016/06/campanha-espalhefantasia.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse eu não li, ou com certeza estaria na lista! :)

      Excluir
  8. Dos sugeridos, só tenho os seus mesmo, "Athelgard"; os outros estão na lista infinita que estou começando a achar que nunca irei diminuir ç.ç Reinos Eternos e Tempos de Sangue são os mais altos na lista, mas provavelmente Espelho e Um Toque de Morte acabaram de subir xD

    https://entredimensoesbooks.blogspot.com.br/2016/06/espalhe-fantasia.html

    ResponderExcluir
  9. Eu preciso de TODOS eles na minha estante rsrs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois os links de compra estão na postagem. Os meus estão em promoção na Amazon, impresso e e-book, e provavelmente vários dos outros também. Boa leitura!

      Excluir
  10. Oi, Ana!
    Além de seus livros, eu quero muito ler Tempos de Sangue. Inclusive baixei no iBooks em um dia que esteve de graça. Parece realmente bom. Já Reinos Eternos, li e estou com a resenha para ser postada. Gostei bastante também!

    Beijos,
    Celly - Me Livrando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo, Celly. Os livros são muito diferentes uns dos outros, tanto em termos de história quanto de escrita, mas acho que você gostará das duas séries!

      Excluir