domingo, 3 de abril de 2011

Camdell de Riverast e a Escola de Artes Mágicas


O Mentor da Escola de Artes Mágicas provém de uma ilustre família élfica pelo lado materno. Sua mãe era perita em Artes da Cura. O pai, meio-humano, se destacou como o principal magistrado ligado ao governo de Riverast.

Camdell manifestou o Dom da Magia na adolescência. Ao longo de décadas, foi galgando posições cada vez mais elevadas, ao mesmo tempo que se tornava um dos mestres da Escola de Magia de Riverast. Isso não o impediu de defender posições polêmicas, inclusive aquela que determinou seu afastamento da Escola: a afirmação de que pessoas nascidas sem o Dom da Magia poderiam desenvolvê-lo, desde que usassem um método apropriado.

A criação desse método levou Camdell, primeiro às Escolas Bárdicas de Kalket, onde conheceu pessoas como Maryan e Lara; depois às comunidades de artistas de Madrath; mais tarde, ainda, às estradas, onde conviveu com músicos, atores e saltimbancos. Por fim, concluiu que a disciplina e a concentração usadas por esses artistas podia ser o ponto de partida para despertar as habilidades mágicas.

De volta a Riverast, Camdell encontrou pouco respaldo para suas idéias. No entanto, elas entusiasmaram um amigo de longa data: Theoddor, mestre de Ciências da Terra e descendente da antiga nobreza de Vrindavahn, uma cidade fundada pelos homens à beira do mar interior.

Assim, o Castelo das Águias, propriedade de Theoddor, passou a sediar a Escola de Artes Mágicas idealizada por Camdell. Seus primeiros mestres, além dos fundadores, foram três amigos dispostos a fazer uma experiência: Finn e Sophia de Riverast e Thalia de Erchedel. Outros mestres se juntaram a eles ao longo dos anos, e a Escola foi crescendo e ganhando prestígio à medida que o método se provou um sucesso.

Camdell é uma pessoa gentil e conciliadora, que procura fazer com que todos se sintam bem. Votos e iniciações feitas ao longo da vida restringem qualquer ação que envolva violência ou mesmo disputas. É também distraído e muito sensível. Extremamente ligado a seus amigos, a morte de Theoddor lhe causou um baque profundo, mas Camdell conseguiu superá-lo, aceitando que a vida se transforma e se renova como as estações.

Depois disso, um novo mestre passou a integrar a comunidade do Castelo. E vamos conhecê-lo da melhor maneira: em um conto inédito!

Aguardem o próximo post!

Camdell é retratado aqui no traço de Marina Vasconcelos.

5 comentários:

  1. Adorei a descrição desse personagem! estou ansiosa pelo lançamento Aninha!
    estarei lá!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana. Conheci hoje seu livro aqui em São Paulo, no lançamento do livro O Baronato de Shoah, de José Roberto Vieira. A capa me chamou a atenção do seu livro. E ainda mais qndo li quem escreveu. Não conhecia seu trabalho, mas o que realmente fiquei fascinado é por uma libanesa. Não por ser árabe, mas por termos tão poucos (vc é a primeira autora que conheço), desta maravilhosa cultura. Tenho uma amiga libanesa, que irei contar sobre seu livro e fazer propaganda. Não o comprei, mas pretendo comprar um para mim e outro para ela. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada pelo carinho! Bom, não sei se você entendeu assim, mas não sou libanesa e sim descendente, assim como outros autores brasileiros incríveis (Milton Hatoum, Raduan Nassar...). Prezo muito essa herança, o que aparece em outros textos meus, mas não no Castelo das Águias. Ainda assim, espero que você e sua amiga leiam e apreciem esse trabalho escrito com amor e dedicação. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Ana!

    Seu livro é muito melhor do que está postado aqui. E olha que o que tem aqui é excelente... Mas não se gabe muito não (!) ... Até porque queremos muitos trabalhos seus, ok?

    Bom... a curiosidade só aumenta...

    E o livro mora em cima do meu piano, lugar hiper privilegiado, além da minha mochila (outro lugar privilegiado.

    Ou seja, está em tudo. Tudo Tudo.
    bjs
    Vânia

    ResponderExcluir
  5. Ana, disse que nem tão cedo teria tempo de ler seu livro, mas em um fôlego só li quase até a metade. O resto aguarda entre tantas outras leituras necessárias... Muita sorte e sucesso pra você!

    Beijão de sua barda!

    ResponderExcluir